Blog

O idiota em nós

Descubra como o medo de mudar pode nos aprisionar e o que o conceito de “idiota” pode revelar sobre nossas resistências internas.

No fim, tudo dá certo

Um relato sobre a minha chegada à África do Sul, enfrentando atrasos de voos, algumas frustrações e contratempos, mas mantendo o humor para tudo acabar bem.

África do Sul: uma viagem a meia luz

África do Sul: uma viagem a meia luz é um relato das aventuras que vivi nesse país cheio de belezas e contradições, dividido em cinco partes. Uma viagem, que poderia chamar de um safári de emoções, porque também me fez visitar diferentes lugares dentro de mim.

Fernanda Young: Mulher, Amor e Criação Divina

Caótica, intensa e provocadora, Fernanda nos convida a olhar para as nossas dores e desejos mais profundos, com todas as suas cores e nuances. Nos ajuda a entender que a vida não é cor de rosa, nem cinza — e nos faz querer ver toda a variação de cores que há no viver.

Viagem e Psicanalise: a aventura do descobrir(se)

‘É preciso sair da ilha para ver a ilha.’ Viajar tem o potencial de conectar você consigo mesmo, visitar lugares dentro de si e enfrentar questões profundas. Sair da zona de conforto, testa seus limites e ajuda você a enfrentar seus medos. Viajar leva a autodescoberta, melhora a saúde mental e aumenta a satisfação com…

A psicanálise é uma viagem?

Ao viajar, nos deparamos com muitas possibilidades de ser, o que nos faz rever a nossa própria vida. Assim como o movimento contínuo de se DESCOBRIR faz com que você possa criar saídas para não permanecer em um modo de viver que não lhe cabe mais. 

O desejo do desejo

Ao fixar as raízes no solo fértil do desejo conquista-se uma fé inabalável no caminho que você quer construir.

O que a psicanálise tem a dizer sobre a ansiedade? 

A psicanálise aborda a ansiedade a partir da subjetividade de cada sujeito, considera aquilo que lhe é singular e propõe o retorno a essa subjetividade, à fala, ao seu corpo, marcado por questões psíquicas, sociais, culturais e biológicas.

O paradoxo do amor

Eis o impasse — a aspiração impossível — de dois não se faz um. Inventamos o mito do amor sustentado na promessa de felicidade.

Foco no seu olhar

Manter o foco no seu olhar (desejo) significa navegar pela incerteza e estar disposto a correr os riscos que envolvem a coragem de ser autor de sua própria história.

O mar não é abraço de mãe

Uma sensação de sincronicidade. Algo mágico, quase poético, inexplicável, estranho, que conecta com alguma coisa lá dentro, que não se sabe explicar como isso acontece.

Terapia não é conversa de bar

Uma das tarefas clínicas mais importantes é levar o paciente a encontrar a verdade do seu desejo, que não se revela de forma simples, lógica ou racional.

O medo é um afeto

Temos medo de ter medo. E não deve ser assim, pois o medo é um sentimento muito útil. Ele nos protege, nos defende de perigos externos e internos, mas também da realização dos nossos sonhos.

Saúde mental e o trabalho na era digital

É possível caminhar em direção ao próprio desejo e não em conformidade com a lógica da demanda do mercado. Ou seja, a ideia não é se capacitar para se tornar aquilo que esperam de você, mas entender como você pode se realizar no trabalho e encontrar um lugar no mundo para tornar isso possível.

sobre

Olá, meu nome Adriana, sou mineira, psicóloga, psicanalista e amante das palavras. Escrevo sobre o que me inspira diariamente ao ouvir meus pacientes e estudar os mistérios da mente humana e seus caminhos.

Seja avisado sempre que novos conteúdos forem postados!

Voltar

Sua mensagem foi enviada

Atenção
Atenção
Atenção!