Blog

Terapia não é conversa de bar

Uma das tarefas clínicas mais importantes é levar o paciente a encontrar a verdade do seu desejo, que não se revela de forma simples, lógica ou racional.

A psicanálise é uma ciência?

A psicanálise se aproxima de alguns princípios científicos, mesmo que o seu objeto de estudo seja difícil de abordar.

O medo é um afeto

Temos medo de ter medo. E não deve ser assim, pois o medo é um sentimento muito útil. Ele nos protege, nos defende de perigos externos e internos, mas também da realização dos nossos sonhos.

A experiência de ser (i)migrante

Quando nos afastamos da nossa “casa” precisamos reconstruí-la, em outro lugar, ao mesmo tempo em que nos reconstituímos à nos mesmos.

Toda mudança requer esforço

Há um esforço para reconhecer-se e um maior ainda para mudar. Tomar as rédeas da própria vida, muitas vezes, requer treino. Até cavalgar bem.

Por que repetimos os mesmos erros?

Já parou para pensar porque você se repete tanto? De repente, dá uma sensação de estar parado na vida, repetindo os mesmos padrões de comportamento, enxugando gelo.

O lugar do trabalho na saúde mental

O trabalho é um importante fator para a manutenção do equilíbrio psíquico, pois garante outros destinos pulsionais tais como a criação e a inserção social do sujeito.

O trabalho na era digital

É possível caminhar em direção ao próprio desejo e não em conformidade com a lógica da demanda do mercado. Ou seja, a ideia não é se capacitar para se tornar aquilo que esperam de você, mas entender como você pode se realizar no trabalho e encontrar um lugar no mundo para tornar isso possível.

Escolha profissional: o que te leva a fazer o que você faz?

A escolha profissional pode ser baseada em nossas inclinações pessoais, mas geralmente, está ligada somente às necessidades.
Saiba mais sobre o lugar do trabalho na saúde mental, neste artigo, o primeiro de uma série de três sobre o tema.

Ciclos da vida

Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final.

sobre

Olá, meu nome Adriana, sou mineira, psicóloga, psicanalista e amante das palavras. Escrevo sobre o que me inspira diariamente ao ouvir meus pacientes e estudar os mistérios da mente humana e seus caminhos.

Seja avisado sempre que novos conteúdos forem postados!
%d blogueiros gostam disto: