Comunicação: como você se expressa?

Você pode até saber o que disse, mas nunca o que o outro escutou. 

Lacan

Ruídos e rupturas podem acontecer nos relacionamentos quando a COMUNICAÇÃO não é clara. Não somente nas relações amorosas, mas também no trabalho, com filhos, amores ou amigos. 

A palavra comunicar vem do latim “communicare“, que significa “partilhar“. O nosso instrumento para compartilhar nossos desejos e necessidades é a fala.

No entanto, muitas vezes, sentimos que somos incapazes e bloqueamos nossa expressão por medos e fantasias que podem vir lá da infância.

Já parou para pensar em como você se expressa? E como a sua maneira de se comunicar pode ser uma repetição de padrões infantis?

Eu tinha vergonha de existir

Como você se expressa?

Foi com essa pergunta que abrimos a nossa última roda de conversa com o tema comunicação.  Como em todo encontro, voltamos o olhar para nós mesmas, para a nossa história

Convidamos as mulheres a se lembrarem da criança que foram e da forma como se dirigiam aos seus pais ou cuidadores, quando precisavam ou queriam algo.

O que sentiam? 

Conseguiam se expressar? 

Como eram acolhidas?

Surgiram lembranças como:

Eu não falava para não incomodar.

Não queria atrapalhar.

Eu tinha medo de falar e meu pai brigar comigo.

Eu tinha vergonha de existir.

Conversamos sobre os caminhos que as levaram a construir as NARRATIVAS que norteiam tais comportamentos. Vimos como a comunicação na vida adulta estava atravessada por fantasmas da infância.

Cada uma, em sua história, pode perceber suas dificuldades em se expressar. A maioria falou que a terapia ajuda nesse esclarecimento e a se libertar de velhos padrões.

Partilhamos nossas histórias, acolhendo a criança que fomos, para nos tornarmos a Mulher que somos.

Nas rodas de conversa terapêuticas, criamos um espaço acolhedor para falar sobre o que nos afeta, reconhecer e elaborar fantasias sobre o nosso existir no mundo!

Deixamos transbordar emoções que, muitas vezes, reprimimos e tentamos conter por medo ou por não saber o que fazer com elas.

Quando permitimos que apareçam, jogando luz sobre o que estava obscuro — temos a possibilidade de fazer algo com isso.

Tomamos as rédeas da nossa vida, para fazer escolhas mais conscientes e condizentes com quem somos hoje.

Conquistamos clareza sobre nossos desejos e como os expressar, abandonando velhas formas de comunicar, que já não servem mais.

Quando falamos sobre nossas histórias, sempre únicas, nos aproximamos, apesar das diferenças, pois partilhamos a mesma aventura que é viver como uma MULHER!

Vamos juntas!

Se quiser participar das nossas rodas de conversa terapêuticas, entre em contato. Ou, se preferir, agende uma sessão.


Descubra mais sobre Adriana Prosdocimi | Psicóloga e Psicanalista

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

Publicado por Adriana Prosdocimi Psicanalista

Psicóloga e psicanalista. Consultas online — uma forma de atendimento que rompe as barreiras da distância, facilitando o acesso ao psicólogo, inclusive para os brasileiros que vivem no exterior.

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Adriana Prosdocimi | Psicóloga e Psicanalista

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo