Saúde Mental em tempos de incerteza

Como fica nossa saúde mental em tempos de incerteza? 

Saúde mental tem a ver com a forma como reagimos às exigências da vida e como equilibramos desejos, sentimentos e emoções em situações difíceis, como essa que vivemos. 

Estamos no meio da pandemia do Coronavírus e, para frear a disseminação, em isolamento social.

Um momento de suspensão da rotina, do comércio, da livre circulação, dos encontros com pessoas queridas. Não sabemos até quando isso vai durar, mas sim sabemos, a oportunidade que temos de algo transformar. 

Liberdade em tempos de pandemia

Liberdade tem a  ver com direitos e deveres, mas sobretudo, com responsabilidade. Somos responsáveis pelas nossas escolhas. Não tem como falar em liberdade, sem considerar o outro. 

Nesse momento, a contaminação — que acontece com o contato físico — é real e precisa ser evitada. Mais do que nunca, temos a dimensão do efeito das nossas escolhas sobre o outro e da responsabilidade que temos por elas.

Compreender isso, aceitar os limites e respeitá-los é indício de saúde mental. O mais difícil, talvez, seja lidar com toda essa mudança, com equilíbrio. Isso significa enfrentar nossos medos, angústias, ansiedade, tristezas e frustrações, sem pirar!

Relacionamentos em tempos de proximidade e distanciamento

Nesse momento, estamos sós ou muito próximos de pessoas queridas — familiares, companheiros(as) — que, confinados, precisam conviver 24 horas.

Muitos conflitos podem surgir por causa desse súbito estreitamento de contato. Para amenizá-los, é importante criar seus próprios espaços em casa e ter um pouco de privacidade. Se estiver só, o contato virtual ajuda a suavizar a solidão.

Da mesma forma, nos distanciamos de pessoas próximas, que faziam parte da nossa rotina. É preciso cuidar disso também. Cultivar essas relações, saber como estão seus amigos, colegas de trabalho, conversar sobre seus sentimentos, ouvir o outro.

Falar sobre o que te toca em relação ao momento que passamos, é cuidar da sua saúde mental. Assim como, ouvir atentamente os outros, é cuidar da deles.

Convite para o autoconhecimento

Na nossa antiga rotina, com tantos afazeres e compromissos, não sobrava tempo para cuidar de si. Agora, tudo isso desapareceu e temos tempo de sobra para escolher o que fazer — não todos, mas os que podem ficar em casa.

É uma oportunidade de autoconhecimento. O que fazer com tanto tempo livre? Existem vários cursos e atividades disponíveis gratuitamente na internet para fazer na quarentena. Qual você vai escolher? Veja, não se trata de uma simples escolha, mas de um olhar para si, entender o que te move.

Distanciamento físico x Isolamento Social

Temos que lidar com a gente mesmo, uma vez que somos privados do contato social.

A gente fala tanto de isolamento, realmente necessário agora, mas não paramos para pensar que o isolamento social sempre existiu. A nossa sociedade se configurou de uma forma, que, mesmo próximos fisicamente, quando vivíamos uma rotina “normal”, já estávamos em isolamento social.

Convivemos diariamente com pessoas passando fome, frio, e seguimos nossas vidas, com os olhos fechados para isso. Mesmo que tenham pessoas que se importam e que fazem pelo outro, infelizmente não são a maioria. Senão, não estaríamos sobrevivendo e vivendo como se a desigualdade social, a fome e a violência não existissem.

O distanciamento físico, necessário nesse momento de pandemia, pode ser uma oportunidade para olharmos para esse isolamento social, que sempre existiu. Uma oportunidade de nos conectarmos realmente com a gente mesmo, com o outro e repensar a maneira que nossa sociedade se estruturou.

Cuidar da sua saúde mental é cuidar de si. Quem se cuida, pode cuidar do outro. Quando nos cuidamos temos a chance de encontrar melhores formas de viver, menos agressivas com a gente mesmo e com a nossa casa, o planeta Terra.

Se precisar de ajuda psicológica para atravessar esses tempos de incerteza, entre em contato comigo.

Adriana Prosdocimi — psicóloga, psicanalista, ariana e aprendiz de escritora. Romântica incansável que gosta de ver a vida em todos os seus tons, do mais colorido ao negro absoluto.

Um comentário sobre “Saúde Mental em tempos de incerteza

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s