Habite-se: liberdade geográfica e autoconhecimento

Depois da pandemia, o trabalho remoto virou a realidade de muitas pessoas e a liberdade geográfica se tornou uma possibilidade real de estilo de vida. Com isso, faz-se cada vez mais necessário se habitar, ou seja, estar confortável com si mesmo, esteja onde estiver.

Liberdade geográfica é poder escolher onde quer estar e seguir trabalhando, graças a tecnologia. É trabalhar sem se fixar em um lugar só, seja vinculado a uma empresa ou como profissional autônomo, como é o meu caso.

Já são 18 anos de clínica, envolvida com a psicanálise, já trabalhei com educação em escolas e em um consultório físico. Mas desde 2017, trabalho de forma remota, atendendo pessoas de todo o Brasil e brasileiros que moram no exterior e escrevendo conteúdos para uma revista digital e aqui no blog.

Só preciso de uma internet boa e um espaço tranquilo para trabalhar, então posso estar em movimento. Uma experiência que me ensina a cada dia como é importante aprender a se habitar para poder se sentir em casa em sua própria pele, seja viajando ou não se deixando perder em sua rotina.

É preciso sair da ilha para ver a ilha

Eu vivo em uma ilha e, como já nos alertou José Saramago: “é preciso sair da ilha para ver a ilha. Não nos vemos se não saímos de nós.” Apesar de ter uma base em Florianópolis, sempre que posso viajar, eu vou.

Viajar para mim é viver o novo, com curiosidade, alimentando as ideias com o frescor da criação. Para viver com mais criatividade e respeito à diversidade. O que, aliás, está urgente nesses tempos sombrios que vivemos no Brasil.

E viajar é sair do seu lugar de conforto. É desfrutar da sua própria companhia. Uma experiência que facilita o se conhecer, por estar em constante movimento, tomando decisões e vivendo para além do conforto da sua casa.

A vida pede movimento

Estar em movimento não significa apenas viajar, mas em sua própria rotina, manter o olhar curioso para a vida, deixando se surpreender por ela. Como uma criança que tudo descobre e se fascina — o novo traz frescor e juventude para a nossa alma.

O movimento é importante para renovar as ideias, que precisam circular, assim como nós. Quando ficamos imersos no conhecido, supostamente protegidos pelo cotidiano previsto, deixamos de ver e provar o novo, que mantêm a chama acesa! 

E, em movimento, estar confortável com si mesmo, aprendendo a se habitar. Para isso, se conhecer, saber o que te dá prazer e o que você tolera, que vida quer construir e o que quer deixar para trás.

Para o deus Apolo da Grécia Antiga, um dos mais cultuados na época, a grande tarefa da humanidade seria buscar o conhecimento de si e, a partir daí, conhecer a verdade sobre o mundo.

“Conheça a ti mesmo”, era o aforismo que se encontrava no pórtico de entrada do seu templo. 

Não há o que temer e nem para onde fugir! Esteja onde estiver, busque se conhecer (faça terapia online), seja a sua própria casa e habite-se!

Publicado por Adriana Prosdocimi Psicanalista

Psicóloga e psicanalista. Consultas online — uma forma de atendimento que rompe as barreiras da distância, facilitando o acesso ao psicólogo, inclusive para os brasileiros que vivem no exterior.

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Adriana Prosdocimi | Psicóloga e Psicanalista

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo