Foco no seu olhar

Escutando um artista que conheci há pouco, mas que já admiroGeloy Concepcion — contar sua trajetória em seu vlog no YouTube, me chamou a atenção uma frase que ele falou, que é, para mim, uma espécie de fio condutor para a vida: tenha foco no seu olhar.

O contexto era de mudanças: o artista filipino tinha se mudado para a califórnia e se tornado pai. No novo cenário a ser descoberto, Geloy seguiu fotografando a rotina em casa com a filha e registrando momentos em que caminhava pela nova cidade, ainda sem saber como iria se configurar sua vida profissional nessa nova etapa.

Como observador ativo de sua própria vida, documentava essa experiência, sem perder o foco no seu olhar: como artista, como fotógrafo, como sujeito comprometido com o seu desejo. Geloy, diz ser importante não perder esse foco, não se distrair com o que os outros estão fazendo, se são melhores que você, essas coisas.

O artista percorreu e registrou seu caminho no novo cenário de sua vida enquanto criava, vivia e documentava a nova versão de si. Sem perder o fio, sem perder a confiança em sua arte (ou pelo menos sempre retornando a ela!) e isso é reflexo do seu comprometimento com o seu olhar. 

Um fio condutor para a vida: confiar nisso que há de seu e que é único: o seu olhar. Sim, parece piegas dizer que isso significa o mesmo que confiar em si. Mas não de uma forma superficial, fruto de um dizer externo, algo que você deva fazer.

Não, precisamos desconfiar também, talvez mais que confiar, desconfiar de certezas ou de quando nos sentimos muito seguros, pois essas podem ser fachadas que camuflam uma insegurança, na verdade.

O foco no seu olhar é o foco no seu desejo, que nunca é revelado de forma clara, mas se apresenta em pistas. Por isso, sempre se trata de uma aposta. Manter o foco, significa muitas vezes navegar pela incerteza e estar disposto a correr os riscos que envolvem a coragem de ser autor de sua própria história.

Aposte nisso, pois ao tremer o chão, nos vendavais da vida que sacodem as bases é o foco no seu olhar que vai iluminar e sustentar o seu caminho. Pelo menos, desconfio que seja assim.

Para conhecer o trabalho de Geloy, seguem os links:

https://www.instagram.com/geloyconcepcion/

https://www.geloyconcepcion.com/

https://www.youtube.com/c/GeloyConcepcion1992

Publicado por Adriana Prosdocimi Psicanalista

Psicóloga e psicanalista. Atua especialmente com consultas online — uma forma de atendimento que rompe as barreiras da distância, facilitando o acesso ao psicólogo, inclusive para os brasileiros que vivem no exterior.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: