Síndrome de burnout: o que é, sintomas e tratamento

O estresse causado pelo esgotamento físico e emocional no trabalho está adoecendo as pessoas. Tanto que, em 2019, esse “fenômeno ocupacional” — a Síndrome de burnout — foi incluído na Classificação Internacional de Doenças (CID-11).

As queixas mais comuns são: exaustão extrema, estresse, dores e tonteiras. Sintomas físicos causados pela competitividade extrema, responsabilidade em excesso e situações desgastantes de trabalho.

Nesse cenário, é preciso buscar ajuda profissional, com psicólogos e, em alguns casos, psiquiatras — caso seja necessário o auxílio de medicação — já que o tratamento envolve o entendimento das causas do adoecimento.

O trabalho que adoece

Vivemos na era digital que demanda velocidade — refletida na constante correria. Além disso, existe uma cultura no mundo do trabalho de que quanto mais você trabalha, mais você é valorizado.

Isso sem falar de situações degradantes de trabalho, sendo, muitas vezes, análogas à escravidão. Trabalhar sob pressão constante, com alta carga horária ou em algo maçante, onde o sujeito não aparece, é o que leva ao esgotamento físico e emocional, ou à Síndrome de burnout.

Cuidar da saúde mental é a direção da cura

Como manter um ritmo frenético de trabalho e ainda ter uma vida pessoal, um corpo e uma mente para administrar? É preciso desacelerar, quando possível, e, ao menos, buscar entender o lugar que o trabalho ocupa em sua vida.

Pode ser necessário se perguntar sobre os excessos e se eles não são uma tentativa de tamponar algo. Quando todo o seu dia e energia são dedicados a tarefas profissionais, não sobra espaço para o resto. É aí que as pessoas adoecem.

Temos, é claro, que considerar o cenário — o que é cobrado pelo mercado — e o preço que se paga ao corresponder a essas exigências. E, infelizmente, fazer algo para mudar nem sempre é uma questão de escolha, já que estamos inseridos em um sistema desigual em relação às oportunidades.

Mas, ainda sim, é necessário cuidar da sua saúde mental. A Síndrome de burnout é um reflexo da nossa sociedade, mas sempre há algo que você pode fazer por você. Se sentir que está chegando no seu limite, procure ajuda. Caso queira falar mais sobre isso, entre em contato.

Publicado por Adriana Prosdocimi Psicanalista

Psicóloga e psicanalista. Consultas online — uma forma de atendimento que rompe as barreiras da distância, facilitando o acesso ao psicólogo, inclusive para os brasileiros que vivem no exterior.

6 comentários em “Síndrome de burnout: o que é, sintomas e tratamento

  1. Acho que desenvolvi essa síndrome tenho pânico de assumir um emprego fixo só consigo agora trabalhar com consultoria

    Curtir

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Adriana Prosdocimi | Psicóloga e Psicanalista

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo