A vida quer da gente é coragem

É incrível como os poetas acessam verdades e as transformam em palavras que tocam. A arte tem esse lugar, penso, dizer o indizível.

Guimarães Rosa, um dos maiores poetas brasileiros, sabia fazer isso muito bem. Quando precisava ser mais preciso, inventava palavras, até conseguir expressar o mais próximo do que queria.

Em sua obra de estilo único “Grande Sertão: Veredas”, Riobaldo, personagem principal, em uma de suas divagações, diz:

O correr da vida embrulha tudo.
A vida é assim: esquenta e esfria. 
Aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem.

Não é que é assim mesmo? A vida se apresenta como ela é. Pode espernear que o mundo ou as circunstâncias não vão mudar só porque você quer. Mesmo nos instantes de felicidade, sabemos que eles não duram para sempre.

Para que coragem, então? Talvez para fazer o que é possível, apesar de. Apesar das limitações e dos altos e baixos. Apesar de dentro e fora não ser exatamente como você queria. Coragem para ser o que se é. Coragem para seguir adiante e viver da melhor forma que se puder.

A coragem é a ação que vem do coração

A palavra coragem deriva do latim coraticum: associação entre a palavra cor (coração) e o sufixo aticum, que indica a ação da palavra que o precede. Numa tradução literal, coragem é a ação que vem do coração.

Racionalizamos demais nossas escolhas e até tentamos colocar nossos desejos dentro de expectativas sociais e culturais. A coragem pede um pouco mais da gente. Que olhemos para o que nos é peculiar, o que pode ser exposto e posto no mundo.

Qual a sua história? Onde estão suas falhas e virtudes? Quais feridas seguem abertas? Olhar com afeto para si, ajustar as velas e tomar o rumo dos seus sonhos. Isso é ter coragem.

Estamos vivendo um momento grave na política brasileira, com cortes significativos e ameaças à vida da população e do planeta. Mais um motivo para ter coragem de se responsabilizar.

Quem cuida de si, pode cuidar do outro, pode cuidar da sua própria casa e do planeta em que habita. Mais do que nunca é preciso ter coragem. Coragem para agir, para ser tudo o que você pode ser. Apesar de.

2 comentários sobre “A vida quer da gente é coragem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s