A compreensão do corpo na psicanálise ultrapassa a dimensão orgânica e o somático, formando um todo, alinhado à história do sujeito.
O inconsciente se manifesta no corpo, que adoece, engorda, emagrece, faz úlceras, doenças na pele, tumores… mas esse mesmo corpo, muitas vezes, também se cura.
Em uma sessão online, mesmo que os corpos estejam em ambientes separados, ele está presente.
O sujeito é o corpo.
É papel do psicanalista direcionar o tratamento, considerando as diversas formas que o corpo se manifesta na experiência analítica, seja em sessões presenciais ou na psicanálise online.
A Jornada do Corpo na Psicanálise: de Freud a Lacan
Freud iniciou sua reflexão sobre o corpo na psicanálise na clínica com pacientes histéricas. Ao elaborar sua teoria da sexualidade, revolucionou a concepção do corpo.
A noção do corpo meramente biológico, transformou-se na ideia de corpo erógeno, inserido na linguagem, memória e representação.
O corpo enquanto objeto para o psiquismo é o da representação inconsciente, investido numa relação de significação, moldado por fantasias e pela história do sujeito.
Lacan afirmou que não há sintoma que não toque no corpo, ou melhor, o sintoma é um acontecimento de corpo.
A partir dessa perspectiva, é possível analisar o corpo sob três vertentes:
Corpo REAL — engloba o corpo físico, mas se constitui também pela fala, ganhando existência através das palavras que o descrevem.
Corpo SIMBÓLICO — moldado pela linguagem, composto por símbolos e significados que influenciam a experiência do sujeito no mundo.
Corpo Imaginário — reflete a autopercepção do sujeito e sua crença na forma como é visto pelo outro.
A Presença do Corpo na Psicanálise Online
Nas sessões de psicanálise, o corpo real se manifesta por meio da fala, doenças físicas, sensações e manifestações somáticas.
As palavras, expressões e descrições funcionam como pontes para explorar o corpo simbólico e a imagem que o sujeito tem do seu corpo.
Portanto, não faz diferença se os corpos do analista e paciente estão no mesmo ambiente ou separados por uma tela, o corpo se faz presente.
Faz sentido para você? Compartilhe suas ideias nos comentários.
Descubra mais sobre Adriana Prosdocimi | Psicóloga e Psicanalista
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Um comentário em “O Corpo na Psicanálise Online ”