Psicanálise online para brasileiros no exterior

Morar fora de sua cidade ou país natal é uma experiência singular. Primeiro, porque ela é única, cada um, a vive de forma particular. Segundo, porque você realmente se sente de fora, ou seja, diferente, apartado do resto que parece formar um pelos habitantes e pela cultura do lugar.

Quando comecei a atender online, ampliando o alcance da clínica para além das paredes do consultório, a maioria das pessoas que me procuraram moravam fora do Brasil. Com o tempo, fui entendendo ser essa uma ferramenta/possibilidade também singular para quem mora em outro país.

Isso porque é difícil, ou ao menos, nem tão simples, encontrar algum profissional que fale português ou que seja brasileiro, preferencialmente, para atender aquele cuja língua materna é o português, e o do Brasil.

Não quer dizer que não seja possível fazer análise ou terapia em outra língua que não a materna, ainda mais se você estiver sido educado em outro idioma, de modo que ele sempre tenha feito parte da sua história.

No entanto, para quem aprendeu a falar em português e teve suas primeiras e principais interações nessa língua, eu continuo a acreditar ser importante que o psicólogo ou psicanalista seja fluente na mesma língua.

A língua materna e seus significantes

Crescemos cheios, repletos de significantes que capturamos pela linguagem, ao longo da nossa história, desde que nascemos. A língua se faz presente e nos ajuda a constituir nossa personalidade, o outro fala por (de/para) nós desde antes de nascermos.

À medida que crescemos, vamos capturando as palavras, acompanhadas de diferentes tipos de afetos, imagens, olhares, entonações, que irão tecer a nossa própria narrativa.

São às palavras que recorremos quando contamos nossa história, nosso romance particular, sob um prisma sempre particular. Somos seres de linguagem e é isso que nos diferencia dos outros seres vivos.

O conforto de poder falar português

É uma sensação muito grande de conforto poder falar sua própria língua quando se vive fora do país. Eu já passei por essa experiência e não desperdiçava nenhuma oportunidade de falar português quando algum brasileiro ou brasileira cruzava o meu caminho.

Muitas vezes, elas são poucas. Mesmo que se tenha amigos ou familiares brasileiros que vivem próximos ou pessoas com quem conversar em português, a fala na terapia não é a mesma de uma conversa de bar ou de um almoço de domingo.

A fala é veículo, caminho e destino, ao mesmo tempo, em uma análise. Não é só sobre o que se diz, mas como você conta a sua história, as suas vivências, as suas memórias, as suas marcas. é sobre o seu lugar de fala, a perspectiva escolhida por esse, que narra a sua própria história.

E também é sobre como você deseja reescrever a narrativa da sua vida. E inventar novas possibilidades de atuação para o ator principal dessa história: você. 

Psicanálise online para brasileiros no exterior

Há pouco mais de 20 anos, não imaginávamos que poderíamos falar com pessoas do outro lado do mundo ao vivo por vídeos. É uma experiência inovadora, contemporânea, que nos aproxima das pessoas que amamos, e permite compartilhar momentos com quem está distante.

A tecnologia também permitiu uma nova forma de fazer terapia — a online. Os efeitos terapêuticos são como os do atendimento presencial, pois o que garante a situação analítica é o vínculo entre paciente e psicólogo, estejam eles no mesmo espaço físico ou não.

A psicanálise online é segura e o sigilo é mantido, assim como na terapia presencial. Da mesma forma, o processo se dá pela escuta atenta do analista, da associação livre, interpretação ou tradução das manifestações do inconsciente, visando a compreensão dos conflitos que geram sofrimento.

A psicanálise online para brasileiros que moram no exterior facilita o acesso à terapia e derruba as barreiras da distância física. Além disso, se torna um espaço para falar sobre todos os atravessamentos, dificuldades e alegrias que fazem parte do ser (i)migrante.

Faz sentido para você? Me conte nos comentários! Caso queria saber mais sobre psicanálise online ou marcar sua consulta entre em contato comigo.

Publicado por Adriana Prosdocimi Psicanalista

Psicóloga e psicanalista. Atua especialmente com consultas online — uma forma de atendimento que rompe as barreiras da distância, facilitando o acesso ao psicólogo, inclusive para os brasileiros que vivem no exterior.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: